Acelerar o metabolismo, esse é o termo mais comentado quando se fala em emagrecimento. Mas, é possível acelerar o metabolismo? Como se faz isso?
Na verdade existem algumas formas de aumentar o consumo metabólico e vamos falar um pouco sobre uma delas: o EPOC.
Então Saint, O que é isso?
“Excess post excersise oxygen consumption” ou traduzindo: excesso de consumo de oxigênio pós-exercício, que é a capacidade do organismo em continuar consumindo calorias mesmo depois do treino, ou seja, toda atividade física eleva os níveis de consumo de oxigênio e mesmo após o exercício o organismo leva um determinado tempo para voltar aos níveis normais. Segundo estudos, o gasto calórico possui relação direta com o consumo de oxigênio e considera-se que a cada litro de O2 consumidos, aproximadamente 5 kcal são geradas no organismo.
Durante o EPOC o metabolismo se mantém em média 15% acima do normal, mesmo se estivermos descansando, e apesar de não existir uma provável explicação para essas respostas, acredita-se que o objetivo principal seja a restauração dos níveis fisiológicos normais utilizando como fonte energética principal para este processo a gordura.
Ou seja, utilizamos a gordura para equilibrar novamente esse processo no corpo, então você que treina e já toma seu super ultra mega shake que tem whey, dextrose, wazy maise, creatina e os caralhous, pode esperar no minimo duas horas após seu treino, para maximizar essa perda de gordura através do EPOC.
Vale lembrar que quanto mais intenso for o treinamento maior o tempo que o corpo precisa para se recuperar, mantendo o metabolismo acelerado. Uma corrida de 30 minutos com freqüência cardíaca média de 80% pode manter o corpo trabalhando por 8 horas após o exercício, um treino de musculação, acredite, mantem seu corpo ativo por até 24 horas, e dependendo da intensidade até 36 horas de consumo de calorias.
O tempo do EPOC é determinado pela intensidade dos exercícios, um aeróbico pós-treino tem um EPOC menor que um Hiit (hiit falaremos em outro post ok?) pós-treino. Porém a eficácia de oxidação de ácidos graxos é maior no momento do aeróbico.
Um EPOC elevado pode gerar horas com metabolismo acelerado e potencializar a queima de gordura no período de descanso.
Dois treinos de musculação por dia pode ser mais eficaz do que apenas um treino e um aeróbico, ambos realizados no mesmo tempo, o que vai direcionar um tempo maior e/ou mais eficaz de EPOC é conforme a intensidade do seus treinos. Então quanto maior a intensidade, maior os benefícios nos resultados agudos e crônicos do exercício resistido.
Fonte: American Physical Society
Nenhum comentário:
Postar um comentário