sábado, 28 de novembro de 2015

A Influência do Tempo de Descanso no Crescimento Muscular

Olá a todos!!!

É com imenso prazer que eu inauguro meu blog, irei trazer pra vocês quase que toda semana, artigos novos, técnicas, dicas, tudo que tá rolando por aí, modinhas, irei esclarecer tudo, a verdade nua e crua aqui.

Já vou começar com um artigo super interessante sobre tempo de descanso.

A Influência do Tempo de Descanso no Crescimento Muscular.


Você provavelmente já deve ter ouvido falar do tempo de descanso entre séries em um treino de musculação deve ser curto ou no máximo médio certo?
Bom, não funciona dessa forma, o tempo de descanso primeiramente depende do tipo de treinamento que você está fazendo... pera pera já explico!

Cada tipo de treino resistido tem seu intervalo mais curto ou mais longo.

Treinamentos de resistência muscular (séries 15-30 reps) o intervalo é curto (20-45''), o objetivo do treino é dar mais resistência nas fibras ou "queimar mais", onde você trabalha com uma carga leve.

Treinamentos voltados para hipertrofia (séries 8-12 reps) o intervalo é mediano (45''-1'), onde o objetivo é o crescimento, é o fator mais interessante pra nós, que procuramos a estética corporal, a carga trabalhada é dentro de 60 a 75% da RM. (repetição máxima)

Treinamentos voltados para força muscular (séries 4-6 reps) o intervalo é longo (1' a 5'), onde é visado o aumento da força muscular e a hipertrofia miofibrilar (assunto pra outro post) a carga utilizada é em torno de 80 a 95% da RM.

Mas então, você e até eu mesmo, já acreditamos nisso certo? 
Recentemente surgiu um artigo científico apontando que a coisa não funciona dessa forma....

O objetivo do estudo foi analisar os efeitos de intervalos curtos e longos associados com um treino voltado para hipertrofia muscular. 21 indivíduos treinados para resistência muscular foram submetidos a um treinamento com intervalo de descanso de 1 minuto e um outro grupo foi submetido a um descanso mais longo (3 minutos). 

O período desse estudo durou 8 semanas, realizando treinamento 3x na semana com um treino composto de 3 séries de 8-12 repetições (hipertrofia) com 7 diferentes exercícios por seção de treinamento.

Observando os resultados para o grupo que descansou menos (1'), a força máxima decaiu, já o grupo que descansou mais (3') a força máxima aumentou significativamente em todos os exercícios.

Resultados interessantes e inesperados, os intervalos de descanso mais longos não só promovem maior crescimento muscular, quanto promovem aumento da força máxima e da resistência muscular localizada, embora seja difícil de dizer com certeza, isso deve ser devido a uma melhor manutenção de carga x volume.

Um pitaco meu: eu sempre utilizei de intervalos mais longos nos meus treinos, e realmente faz sentido esse estudo, eu acho que temos mais um mito caindo por terra.
até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário